TUBOS HDPE VS PPR VS PVC

Table of Contents

Tubo HDPE, tubo PPR e tubo PVC, qual é a diferença entre esses três materiais? Para que servem os guias? O seguinte IFAN responderá por você, bem-vindo para nos seguir para saber mais.

Uma das partes mais importantes da indústria da construção é o sistema de abastecimento de água, seja ela potável ou não potável. Estamos sempre em busca de sistemas de tubulação duráveis, leves e com baixo risco de vazamento. Ao longo dos anos, mais e mais engenheiros começaram a usar tubos de plástico em vez dos tradicionais tubos de metal. Esses tubos de plástico conhecidos para edifícios comerciais ou residências são tubos HDPE, PPR e PVC. Eles são projetados para permitir uma montagem mais fácil de sistemas de encanamento em instituições. Neste artigo, discutiremos os 3 principais tipos de tubos, PE, PPR e PVC, juntamente com seus usos e benefícios.

Tubo PEAD

As excelentes propriedades físicas e desempenho dos tubos HDPE os tornam a melhor escolha para o seu sistema de tubulação.

Anti-corrosão

Ferrugem e corrosão estão principalmente associadas a sistemas de tubulação de metal. Afeta as superfícies interna e externa do tubo, afetando assim a eficiência hidráulica. Ao contrário dos produtos de tubulação de metal tradicionais, os tubos HDPE não enferrujam, apodrecem ou corroem. Também resiste ao crescimento biológico e prolonga sua vida útil, resultando em economia a longo prazo.

Anti-fadiga

O tubo HDPE tem excelente resistência à fadiga. Ao contrário de outros tubos de plástico, eles são flexíveis, maleáveis ​​e com classificação de pressão para lidar com os surtos ocasionais e repetitivos comuns em sistemas de distribuição de água.

Vida útil estendida

A vida útil dos tubos PEAD é estimada em 50 a 100 anos, dependendo de sua aplicação, projeto e instalação.

Conexões antiderramamento

Ao conectar tubos de infraestrutura tradicionais em concessionárias de água, sinos, rebites ou acoplamentos mecânicos são usados. Dessa forma, ao longo do tempo, uma certa porcentagem de vazamentos foi identificada. A perda de água devido a vazamentos nos canos afeta o sistema. A tubulação HDPE pode ser unida com fusão de calor, criando uma junta permanente e sem vazamentos.

Soldagem

Os tubos HDPE podem ser unidos por soldagem por fusão a quente. A soldagem por fusão a quente envolve a aplicação de calor a duas superfícies de HDPE e sua união para formar um sistema permanente, de peça única e livre de vazamentos.

Ao contrário dos processos de emenda por fusão desenvolvidos para outros tubos de plástico, o processo de emenda por fusão para HDPE é comprovado e tem sido usado pela indústria de gás natural por muitos anos. A fusão de tubos HDPE é fácil e os trabalhadores podem ser treinados no processo.

Adaptabilidade

Além de unir o HDPE por termofusão, os tubos de HDPE também podem ser unidos por perfuração ou juntas mecânicas. Esses acessórios vêm em uma ampla variedade para escolher com base no tamanho do tubo e nas necessidades da aplicação.

Tubo PPR

Os tubos PPR são feitos de plástico copolímero aleatório de polipropileno, são leves para facilitar o transporte e geralmente estão disponíveis em verde e branco. Eles também vêm com conexões, válvulas, fusíveis e outros acessórios para uso com tubos de todos os tamanhos. Em comparação com outros tipos tradicionais de tubos, a parede interna ou superfície dos tubos PPR é muito lisa. Devido às paredes internas lisas, o tubo tem apenas uma pequena influência quando se trata de resistência ao atrito. Também reduz a pressão durante a entrega e distribuição de fluidos.

Os sistemas de tubulação PPR têm boa resistência ao calor e podem atingir 80 (e acima) graus Celsius. Também resiste a baixas temperaturas, que podem facilmente causar danos, uma vez instalado em um local frio, resultando em vazamentos de água. É por isso que o PPR é a melhor escolha para água potável. Tubos e conexões feitos de PPR são matérias-primas inofensivas. Portanto, o tubo PPR não transportará substâncias tóxicas e não afetará a saúde da água potável das pessoas. E esses cachimbos também são seguros para nossa saúde e para o meio ambiente.

Tubos de PVC

Os tubos de PVC têm a maior variedade de aplicações de encanamento, e é por isso que muitas grandes indústrias preferem usá-los. A tubulação de PVC também é conhecida por ser durável, leve e fácil de instalar, tornando-a sustentável e muito econômica. Sua superfície lisa também permite que a água flua perfeitamente com baixo atrito em comparação com tubos de metal e concreto, evitando entupimentos. Eles atendem a todas as expectativas de necessidades de infraestrutura e, por serem feitos de materiais de alta qualidade, você pode usá-los por muito tempo. Eles são resistentes à fadiga, evitam a propagação de trincas e são altamente resistentes a impactos, tornando-os praticamente inquebráveis.

Eles também podem ser usados ​​em aplicações higiênicas e elétricas. Porque os tubos de PVC não são suscetíveis a corrosão, são resistentes a produtos químicos e não precisam de manutenção. Com suas boas propriedades físicas, o fluxo de águas residuais é suave e não há necessidade de se preocupar com o problema de entupimento de água. Eles também são retardadores de chama, tornando-os ideais para unir fios e cabos comprometidos com alta inflamabilidade.

compartilhar