Usos do PVC uPVC

Table of Contents

Em Construção

Como um plástico flexível, o PVC é usado para produzir uma grande variedade de tubulações. Tubos de PVC maiores são frequentemente usados em encanamentos para distribuir água não potável. A tubulação de PVC também pode ser usada para isolar cabos elétricos.

O uPVC é usado como substituto da madeira na construção civil, como em esquadrias de vidros duplos e peitoris de janelas e no que é conhecido como tapumes de vinil nos EUA. É um material versátil que pode ser fabricado em muitas cores ou feito para se parecer com outros materiais (por exemplo, madeira). O uPVC também é usado em vez de ferro fundido para certos tipos de encanamento e drenagem para serviços pesados.

uPVC vs. tubos de PVC

O PVC é usado como substituto de tubos de cobre e alumínio e é usado em linhas de resíduos, sistemas de irrigação e sistemas de circulação de piscinas. É fácil de cortar em pedaços menores e pode ser fixado com cola, tornando-se uma boa alternativa ao metal.

O uPVC é usado para a maioria dos tubos de plástico no mundo, pois é incrivelmente resistente à erosão química e tem paredes internas mais lisas que ajudam a incentivar o fluxo de água. Ele também funciona bem em uma ampla gama de temperaturas e pressões de operação. É incrivelmente forte, rígido e econômico, e por isso é frequentemente usado para linhas de esgoto e tubulações de drenagem externas. Mesmo assim, a tubulação de PVC é muito menos comum nos EUA, onde a tubulação de PVC é preferida.

Nem PVC nem uPVC são usados para transmitir água potável. cPVC (cloreto de polivinila clorado) é usado em seu lugar.

Windows

O PVC não é usado para esquadrias, embora alguns fabricantes possam usar “PVC” para se referir às suas janelas de PVC. Em vez disso, o uPVC é usado para esquadrias, pois não se decompõe e é resistente às intempéries.

O uPVC não mudará de forma em condições climáticas normais, mas pode ser remodelado em temperaturas muito altas. As janelas de uPVC são mais eficientes em termos energéticos do que aquelas com estruturas de madeira ou metal. Além disso, o uPVC também pode ser usado para esquadrias de portas e conservatórios.

Este vídeo mostra como uma janela típica de uPVC é instalada:

Outros usos

Tubos de PVC pequenos e finos às vezes são encontrados em equipamentos médicos. O PVC também é usado em materiais de vestuário semelhantes a couro ou impermeáveis, pisos vinílicos, sapatos, brinquedos, interiores de carros e cabos de carros, cortinas de chuveiro e inúmeros outros produtos plásticos.

Como o PVC tem menos problemas de saúde associados a ele, ele é encontrado em peças médicas e odontológicas. Por exemplo, o uPVC às vezes é usado para retentores dentários.

Durabilidade

Por ser projetado para ser mais macio e flexível do que muitos outros plásticos, o PVC é menos durável que o uPVC. No entanto, ambos os plásticos são resistentes à luz solar, oxidação e uma variedade de produtos químicos. A capacidade da tubulação de PVC de resistir à luz solar às vezes a torna mais útil do que os tubos ABS.

Custar

É muito barato fabricar muitos produtos de PVC e uPVC, e é por isso que eles são tão onipresentes em uma ampla variedade de produtos acessíveis.

O tubo de PVC pode ser comprado por comprimento ou peso. Quanto mais grossa a tubulação, mais cara será a tubulação. Ainda assim, o tubo de PVC é muito acessível, com muitos comprimentos de 10 pés custando menos de US $ 10,00 por peça.

Segurança e Riscos

Fios revestidos de PVC podem formar fumos de HCl em um incêndio, o que pode ser um perigo para a saúde. Plastificantes podem lixiviar o PVC para o meio ambiente.

Os ftalatos são o que permitem que o PVC seja flexível. Alguns dos ftalatos usados no PVC foram restringidos ou proibidos ao longo dos anos, e muitos outros estão sendo substituídos por ftalatos mais seguros. Dibutyl, benzyl butyl, e DEHP são alguns dos ftalatos mais comumente proibidos ou restritos.

Até o momento, não há preocupações principais sobre o uso de uPVC, que não usa ftalatos ou BPA.

compartilhar